segunda-feira, junho 01, 2009

Assetj realizará a 21ª edição dos Jogos do Judiciário

Mesmo com a revogação da Portaria que oficializou a disputa, a tradição da "Família do Judiciário" será mantida

por Sylvio Micelli / Assetj


A Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Assetj), por meio de sua Diretoria Executiva, decidiu manter a realização dos Jogos do Judiciário, que é promovido pela entidade há mais de duas décadas. Na semana passada, o presidente da Assetj, José Gozze, se reuniu com representantes das equipes participantes para prestar esclarecimentos sobre a medida tomada pelo Conselho Superior da Magistratura que, por meio do Provimento CSM Nº 1641/2009, publicado no Diário Oficial do Poder Judiciário de 12 de maio passado revogou a Portaria Nº 2729/1993, que tornou oficial a realização da disputa.


Segundo José Gozze, a medida tomada pelo Tribunal, e que ainda é objeto de estudo da Assetj, em nada afetará a realização da disputa no ano de 2009. "A fase Capital é disputada aos sábados. No caso da Estadual, que ocorre entre 04 e 08 de dezembro, a disputa será num final de semana prolongado com ponto facultativo no dia 08 de dezembro [Provimento Nº 1623/2009 de 21 de janeiro 2009]". Gozze afirmou, ainda, que se trata de manter a tradição da entidade. "Recebemos apoio de diversos atletas e setores do Judiciário e decidimos manter o evento. Não há provimento ou medida capaz de derrubar a tradição, ainda mais, quando se trata de um evento que só traz benefícios dos servidores", opinou.



Inscrições para a fase Capital serão em junho


A fase Capital terá suas inscrições no período de 01 a 19 de junho. As fichas estão disponíveis, em breve, no Portal da Assetj na Internet (http://www.assetj.org.br/) ou nas sedes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 3291-4077 ramal 223 com César.


Com o intuito de discutir a realização do evento contando com a efetiva participação das equipes, no dia 24 de junho, às 19:30 horas no prédio Conselheiro da Assetj haverá uma reunião entre a Diretoria de Esportes da entidade e os representantes das equipes inscritas. A presença é obrigatória para validar a inscrição da equipe. O representante que estiver ausente terá a equipe sob sua responsabilidade eliminada da disputa. A fase Capital deve ter início no mês de agosto em local a ser definido.



Um pouco mais sobre os Jogos


Composto por duas fases distintas, os Jogos do Judiciário tem por finalidade promover o incentivo às práticas desportivas e proporcionar a integração social da família forense, bem como de todo o funcionalismo publico paulista. É disputado nas categorias sênior, master e adulto, nas modalidades de Futsal, Basquetebol e Voleibol, masculino e feminino.


Fase Capital


Trata-se da fase preliminar classificatória para a Fase Estadual, disputado nos meses de Agosto, Setembro e Outubro, com a participação de cerca de 300 atletas divididos em cerca de 30 equipes, conforme a média de participantes dos últimos anos.


Fase Estadual


É disputada entre os dias 04 a 08 de Dezembro, em homenagem ao Dia da Justiça e conta com a participação dos mais bem classificados na Fase Capital que se unem às equipes do Interior e do Litoral paulista, com a presença de cerca de 400 atletas e 200 familiares/dependentes, acomodados sempre em cidades com boa infra-estrutura (ginásios de esportes e rede hoteleira), contando com farta Agenda Esportiva e Social como bailes, passeios, confraternizações diversas e festa de encerramento.


Ambas as fases contam com Cerimônias de Abertura e Encerramento, além da distribuição de troféus e medalhas.

Os Jogos eram denominados Oficiais porque em 1993, por meio da Portaria nº 2729/1993, o então presidente do TJ paulista, desembargador Odyr Porto, considerando a importância do evento e enaltecendo a integração da "família forense" oficializou a disputa fazendo constar, inclusive, do Regimento Interno dos Servidores do Judiciário. A Portaria foi revogada recentemente pela atual cúpula do Judiciário e a Assetj estuda que medidas serão tomadas em relação ao episódio.

Nenhum comentário: