sexta-feira, junho 12, 2009

O Blog da Petrobras e o novo Jornalismo

por Sylvio Micelli

Semana curta com feriadão na ponta. Corpos, infelizmente, sendo resgatados do acidente da Air France de quinze dias atrás. Lula não soltou nenhuma piada nova. O Supremo postergou, mais uma vez, a votação do diploma de Jornalismo (aliás, sai neste ano?). Button venceu mais um GP. Nem o Corinthians jogou nesta semana (foi no sábado)! Enfim, um período chato para quem tem a árdua missão de informar.


Eis que surge a questão do
Blog da Petrobras, o Fatos e Dados. Um assunto, assim, meia-boca mas que gerou e vem gerando discussões lá e cá sobre a decisão da estatal que passa por um dos momentos políticos mais tensos da sua história, por conta da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional. Se bem que, ter medo de CPI é quase igual a ter medo do lobo mau...

Vamos, pois, aos fatos.


A Petrobras tem todo o direito - e digamos até o dever - de montar um Blog e participar de quantas redes sociais quiser. Trata-se de um processo de transparência. Vejam o exemplo do Twitter que cresce diariamente, em proporções geométricas, e já abriga uma gama de instituições públicas e de políticos que almejam ser o novo Barack Obama, cuja eleição teve inegável participação do aparato tecnológico. Tanto é, que o Tribunal Superior Eleitoral já liberou a Internet para as eleições de 2010. Definitivamente, enfim, um caminho sem volta.


É óbvio que a Petrobras não deverá divulgar coisas ruins, mas que devem ser procuradas, escavadas e devidamente informadas. Sobre isso, o então ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, Rubens Ricúpero já criou até jurisprudência: "Eu não tenho escrúpulos. O que é bom a gente fatura; o que é ruim, esconde". E isso acontecerá na maioria dos blogs institucionais.


Tanta discussão faz-me lembrar uma outra, antiga, cheirando à naftalina e que tenta analisar as pretensas diferenças (que não existem) entre o trabalho do jornalista e do assessor de Imprensa. Há muito "coleguinha" (não suporto o termo, mas é comesinho em nossa categoria), que ainda não se antenou para o futuro da Comunicação. Se alguém acha que existe jornalismo isento, que pare a leitura por aqui. Se for jornalista, que busque outra colocação profissional.


A rixa assessor X jornalista é algo besta e abstrato. Cada um está no seu papel. O assessor de Imprensa está lá para vender um produto, sim! Divulgar, mandar releases, fazer o follow up, enfim, conquistar um centímetro que seja do veículo alheio. O jornalista está lá também para vender um produto! Ele vende credibilidade, competência, capacidade. E, pelo amor de Deus, não vejam o vender aqui, como prostituir-se. Conheço um bom número de colegas que, ao trocarem os papéis - ora assessor, ora jornalista - descobriram que, no fundo, tudo é Jornalismo e, se possível, com J maiúsculo.


O futuro do Jornalismo será esse mesmo. A Petrobras dará a sua versão do fato. O jornalista fará o contraponto. Cabe ao leitor formar opinião sobre qual lado está certo ou não. Aquela antiga mística do Jornalismo de que nós somos os donos da informação, elaboramos a matéria e que o leitor nos engula, é coisa do passado. O leitor já sabe o que cada veículo oferece, ou seja, de qual lado estamos. O próprio crescimento dos Blogs e das redes sociais é fruto deste processo. Elas concedem maior democratização da informação.


Vejo a criação do
Fatos e Dados como uma inovação e não tenho dúvida de que muitas outras instituições já adotaram e vão aderir ao modelo. Claro que não se trata de uma revolução no jornalismo brasileiro como disse o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli mas cria um novo desafio à profissão do jornalista. Quem for bom mesmo, que não perde tempo com perguntas evasivas ou óbvias, e que conhecer do negócio poderá usar este e outros blogs como munição. E nada melhor, para o bom Jornalismo, que você redigir algo para derrubar seu "inimigo" com as armas que ele mesmo ofertou.

Do muito que li e ouvi resta a certeza de que um novo Jornalismo está aí. E quem não estiver preparado vai perder o melhor da festa.

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