domingo, novembro 30, 2008

Ainda sobre a queda e o renascimento do Corinthians

por Sylvio Micelli

Muitas manifestações recebi sobre a crônica "O Renascimento da Fênix", quando trato do rebaixamento do meu amado Corinthians à segunda divisão do futebol brasileiro.

Realmente foram muitas as opiniões. O que na verdade já esperava. Sabendo da grandeza do clube para o qual torço, e do amor e ódio que ele gera, já esperava por apoios, críticas, piadinhas e qualquer outro tipo de manifestação humana.

Curiosamente, muitos escritos foram dados de forma raivosa, eivado de preconceitos. Torcedores de outras equipes me chamaram de arrogante e prepotente, como se, no futebol, tivéssemos que discutir os grandes problemas nacionais. Claro que torço, como qualquer outro e sofro, como qualquer outro. É lógico que sofro hoje, o que já sofreram palmeirenses, gremistas, atleticanos e torcedores de outras equipes rebaixadas.

Respeito todas as posições, até porque lidar com o contrário é um bônus e não um ônus da democracia.

Mas algumas pessoas se negam a reconhecer o óbvio. Aqui não se trata de saber se o Corinthians está melhor ou pior do que X ou Y. Sua queda era uma bola cantada há muito tempo e para a qual nós, corinthianos, já estávamos preparados, mesmo torcendo para que isso não ocorresse.

O que não posso deixar de ressaltar é o fato de, ser ignorante aquele que não reconhece a grandeza do Corinthians ou do Flamengo como instituições nacionais.

As piadinhas que me foram mandadas, muitas delas velhas, soam datadas. Certidões de óbito, novas versões parodiando o hino, montagens com filmes, vídeos etc etc etc, tudo é válido no tom de brincadeira, como deve ser o esporte. O time caiu. Mereceu cair. E se melhorar, vai merecer subir como outros tantos times caíram e cairão. E graças a Deus, não temos mais e espero que isso permaneça, a virada de mesa, a macular o nosso futebol.

O que realmente me incomoda é a imagem estigmatizada que as pessoas têm sobre o Corinthians. É uma ira, quase que incontrolável e, repito, trata-se apenas de futebol, diversão, cerveja, amigos. Será que é pelo fato de ser o mais popular time do país? E que me perdoem os flamenguistas. O Flamengo tem a maior torcida porque, historicamente, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro transmitia os jogos do estado, em seu auge, de meados dos anos 40 até a sua derrocada nos anos 60. Depois disso, a maior emissora de TV do país, a Globo, também sediada no Rio de Janeiro, transmite a exaustão jogos e mais jogos das equipes do Rio. Por isso, o Flamengo conta com o maior número de torcedores. Mas a torcida mais concentrada, sem dúvida, é a do Sport Club Corinthians Paulista. Calculam-se 30 milhões de torcedores em todo o país, cerca de 20 milhões no estado de São Paulo. O que representa, apenas, metade do estado. Ou seja, metade paulista é corinthiana. A outra metade torce contra. Isto é fato. É número. Não é aqui nenhum torcedor apaixonado que está escrevendo.

Posto isto, vamos discutir alguns estigmas:

1. O Corinthians é uma equipe cuja torcida é composta por favelados, presidiários, negros, gente de baixa renda e mais milhares de adjetivos depreciativos. É uma inverdade. Além do preconceito imbecil, e que me perdoem a palavra, há torcedores do Corinthians em todos os bairros, em todas as faixas salariais e em todas as cidades do estado.

2. Considerando-se o número de 30 milhões de torcedores, ou 1/6 de toda a população do Brasil é realmente de se esperar que os torcedores do Corinthians sejam maioria em qualquer mensura que se faça. De médicos a ladrões, de engenheiros a prostitutas, de advogados a homossexuais. É uma simples conta matemática. Pegue qualquer grandeza e divida-a por 6. Lá com certeza, haverá corinthianos.

3. Que a Imprensa é corinthiana. Mentira mais deslavada. Muita gente acha que se vive o tempo de "A Gazeta Esportiva" do Vital Bataglia. Isso já não mais existe. Há jornalistas reconhecidamente corinthianos, cuja ética e profissionalismo discuto, como há jornalistas de todas as agremiações. O que a Imprensa faz, de forma consciente, é ganhar dinheiro - e muito dinheiro - com aquilo que vende. Por que será, por exemplo, que no dia que o São Paulo sagrou-se, com justiça, pentacampeão brasileiro, ao derrotar o América de Natal no Morumbi, optou-se por transmitir o pífio jogo entre Flamengo e Corinthians no Maracanã? Prepotência, arrogância? Não! Apenas questão de inteligência e lucro.

4. Que o Corinthians é um produto de marketing. Antes fosse! Potencial tem, mas sempre foi muito mal administrado. É comum nós ouvirmos hoje, que a torcida do São Paulo e do Palmeiras, apenas para ficarmos no estado de São Paulo, têm crescido nos últimos anos graças aos títulos conquistados. O que é uma verdade. O tricolor do Morumbi tem ganho muita coisa nos últimos 15 anos e o Palmeiras viveu uma época importante quando da sua parceria com a Parmalat. Agora, como explicar, que um time passe mais de duas décadas sem ganhar absolutamente nada e, ainda assim, tenha uma torcida enorme?

5. Que os títulos do Corinthians nada valem.

a) "Quem se interessa pelo Paulistinha?" Com certeza já ouvimos isso muitas vezes. Pois bem. O Campeonato Paulista é um dos mais tradicionais, importantes e respeitados campeonatos do mundo. Aqui, diferente de outros estados, há disputas acirradas e nós vencemos 25 vezes. Realmente, não vale nada!

b) Quatro vezes campeão brasileiro, se bem que eu deixaria o título de 2005 para quem quisesse pegar, e duas vezes campeão da Copa do Brasil. Ah! A Copa do Brasil também não vale nada. É um torneio realmente nacional, aonde a zebra sempre passa perto. O Palmeiras que o diga no duelo histórico contra o ASA de Arapiraca. Mas. Realmente, não vale nada!

c) O Mundial de Clubes da FIFA em 2000, agora plenamente reconhecido. Este aqui então é uma delícia para quem nos quer destratar. Coisas singelas do tipo "Vocês não têm passaporte" ou "vocês foram convidados" é muito comum para os despeitados de plantão. Veja bem. O Brasil é o maior país do mundo em futebol. Certo? O Maracanã, um dos maiores e mais tradicionais estádios do mundo. Certo? Por que ganhar um título no Rio, sem sair do Brasil não vale e viajar para o Japão, país imberbe no futebol vale? Por que um campeonato aonde o Corinthians disputou quatro jogos contra equipes de todos os continentes não vale? Mas viajar para uma única partida - era assim a Copa Toyota - vale? O Corinthians foi convidado? Sim! Claro. Todo o país anfitrião tem um convidado. E o Corinthians era, apenas, bicampeão brasileiro (1998/1999). Mas isso com certeza, não vale nada. Ainda mais, que o Palmeiras teve seu sonho de ser campeão de 1951 - com méritos - definitivamente extinto pela FIFA que reconhece apenas Corinthians, São Paulo e Internacional como campeões.

d) O Corinthians não tem Libertadores. Realmente! E isso nos incomoda. Mais para calar a boca, e que o time seja preparado para 2009, do que pelo campeonato em si. Libertadores vale nos jogos finais. Libertadores é, na verdade, a Argentina, mais precisamente o Boca e o River contra os times brasileiros. Mas claro que para os outros, disputar partidas com o Tacuary, Universidad Catolica ou viajar para a altitude de La Paz é muito mais importante e vale uma fortuna!

6. Que o Corinthians não tem estádio. É verdade! Furtam o Corinthians desde 1910. Mas pergunto, quem tem estádio? O Palmeiras, que lá não pode jogar porque só perde? O São Paulo que construiu o estádio graças a um terreno cedido por um corinthiano, Armando de Arruda Pereira, e que cobra fortunas para lá jogarem? Quantos milhares de reais, o Corinthians já deu ao São Paulo! O recorde de público ainda é nosso num Corinthians e Ponte Preta no dia 09 de outubro de 1977, com 138.032 pessoas, quando aconteceu o segundo jogo da célebre final do Paulista de 1977 (que também não vale nada) e que seria vencida pelo Corinthians, quatro dias depois. O Morumbi, tão cantado e decantado, é realmente um belo estádio, mas ainda carece de estacionamento e segurança, para quem lá se dirige. Nem falarei de outros clubes com seus alçapões e coisas do gênero.

E paro por aqui. Poderia muito mais escrever. Mas acho que isso já basta. Ser torcedor é amar o seu clube, mas reconhecer aquilo que o outro merece. Realmente, o Corinthians sempre foi mal administrado. Mas já é plenamente sabido que do lodo, também nascem lírios.

E deixem o "timinho da marginal" em paz. Na boa... Somos muitos. Não precisamos da preocupação de vocês.

Texto originalmente escrito em 16/12/2007

Nenhum comentário: