domingo, novembro 30, 2008

O Renascimento da Fênix

por Sylvio Micelli

Hoje, é o dia mais triste da história do Corinthians. Um 02 de dezembro que será difícil de esquecer, nos 97 anos de clube. Mas, na verdade, a queda do alvinegro do Parque São Jorge era uma tragédia anunciada. Um grande segredo de polichinelo, que todos sabiam, como o título do São Paulo.

Olha, na boa... Não estou chateado. Resignado, meditei cinco minutos após o jogo final contra o Grêmio, tomei um banho gelado e, enfim, que levantemos a poeira. Não tenho dúvidas de que daremos a volta por cima. Dizem que os corinthianos nascem, enquanto os outros apenas torcem. E hoje não tenho dúvidas disso. Achei muito divertido os torcedores de outros times comemorarem a nossa queda. E já estou preparado psicologicamente para as piadinhas que, com certeza, virão. Coisa mesmo de quem torce para qualquer coisa, sem ter muita noção de pertencer a uma religião. Tenho até pena deles.

E parafraseando Vinícius de Moraes, que me desculpem as outras torcidas, mas ser corinthiano é fundamental. Corinthianos, Flamenguistas, Ítalo-Juventinos, não são pessoas comuns. Não torcem para times comuns. São adeptos de uma seita que só nós entendemos. O resto? Pouco importa. Podem buzinar e soltar fogos! Mas vocês que apenas torcem, nunca podem sentir o que a gente sente.

E se assim não fosse, como poderíamos explicar o Corinthians ter a segunda maior torcida do país, mesmo com gestões absurdas e uma interminável fila de 23 anos? Como podemos ter o Flamengo, a maior religião do país, mesmo com um time, exceto este ano, que vem de campanhas em campanhas pífias?

A queda foi merecida e confesso que isso me conforta. Não foi hoje contra o Grêmio. Não foram os pênaltis repetidos de Paulo Baier do Goiás no jogo contra o Internacional. Curiosamente, o complicado campeonato de 2005 foi decidido num pênalti não marcado a favor do Inter. A queda do Corinthians foi justamente decidida num pênalti contra o Inter. Coisas do futebol. E moralmente, o campeonato de dois anos atrás deveria ser devolvido à equipe colorada.

Grandes equipes já foram para a segunda divisão. O próprio Grêmio, o glorioso Palmeiras e a grande Juve, envolvida que foi, em escândalos futebolísticos. A queda, espero, será salutar.

A segunda divisão não será fácil. Os jogos são mais virís, os campos menores e a vontade de subir é enorme para todos. Mas a Fiel estará lá. Jogos de terça, sexta e sábado? Nós estaremos lá. Norte, Nordeste e Centro-Oeste, nós estaremos lá. Campos de terra batida? Nós estaremos lá. E para vocês, que apenas torcem, tenho más notícias. A nossa religião crescerá, ainda mais forte!

A segundona também não será mais a mesma. Faltava alguém para temperá-la! Vamos lá com a nossa emoção e o nosso messianismo de 30 milhões de pessoas. Vamos ressurgir como Fênix, das cinzas. Nelsinho entra para a história. Primeiro campeão em 90, rebaixado 17 anos depois. Mas que ele fique, afinal pouca ou nenhuma culpa ele tem.

E quem sabe? Voltaremos limpos em 2009, para conquistar um novo mundial 10 anos depois! Para o Sport Club Corinthians Paulista, o impossível, como a queda, também é plausível. O que importa, é que tudo seja em nome da emoção. Coube a nós darmos esta emoção até o final do campeonato. Até porque, coitados, ninguém se lembrava mais de quem venceu!

O resto pouco importa, pois como já diz o nosso hino "Teu presente, uma lição". Que deveremos aprender! Sobre o amor ao Corinthians, o grande Toquinho, já nos deu o recado: "Ser corinthiano é ir além de ser ou não ser o primeiro. Ser corinthiano é ser também um pouco mais brasileiro".

Texto originalmente escrito em 02/12/2007

3 comentários:

Anônimo disse...

Sylvio, parabéns pelas palavras!

Agora, quanto a religião, vocês não conhecem a "MAIOR E MELHOR TORCIDA DO UNIVERSO", ou seja, a do "SPORT CLUB INTERNACIONAL", que mesmo sendo prejudicado em 2005, deu a volta por cima em 2006, e chegou, viu, e venceu em Yokohama, como vocês ganharam no Rio de Janeiro, em 1999.

Este título de "CAMPEÃO MUNDIAL", mesmo, só vocês, os bâmbis, e nós o temos.

O que desejo, para vocês, Corinthianos, é uma rápida passagem por esta situação, e que quando voltarem, tenham mais cuidado com as parcerias ...

À guisa de esclarecimento, informo que, estou na luta para reaver o Título da Campeão Brasileiro de 2005, eis que o mesmo foi ganho na 'mão grande', pelo Bóris, Kia, Dualibi, e o atual presidente do Corínthians.

Saudações Coloradas!

Aguinaldo Sotto Mayor Prates
Conselheiro do Spor Club Internacional

Anônimo disse...

Apesar dos desejos da TUCOC as coisas deverão renascer.

Afinal, outros grandes caíram e voltaram. Grande? Tá certo, o Coringão não anda essas coisas, mas tudo pode acontecer. Parece que com essa queda voltou a alegria geral no país.

É isso: vocês fazem a alegria geral da galera. Mas não tem nada não, como diz o samba, vc tem suas alegrias particulares. Algumas que envolvem riscos. Mas também não é assim torcer pelo Coringão?? Grandes riscos !!!

Não sei se vc chorou. Vi alguns marmanjos(as), nesta prostração que só dignifica o melhor - e mal entendido esporte - bretão, que, para não ser diferente, virou mercadoria nesse capitalismo que se aproxima da barbárie. Como tudo, né. Olhe as nossas relações pessoais: não estão as mais terríveis possíveis?

Coisas da vida - mas isso também é samba - , aliás, um belo samba esquecido do Paulinho da Viola.

Que é um dos mais dignos da paróquia.

Portanto vamos à luta. É como sempre digo; de derrota em derrota até a vitória final. Erga a combalida bandeira e faça-a tremular nos estádios. Que esse auri-negro pendão da nação corintiana volte alegrar, claro, com derrotas, as outras torcidas da tal chamada elite do futebol. E aqui já tem cheiro de coisas suja.

Um fraterno abraço futebolístico do seu irmão

Marcão

Anônimo disse...

Grande Sylvio

Desde ontem a Primeira Divisão. A primeira divisão é onde está nosso Grande e Glorioso Timão, sempre foi e sempre será assim.

É por isso que todos estão fazendo piadinhas conosco, mas com uma cara. Quando dizem que haverá classicos, quando jogarmos com a Ponte Preta, com o Bahia, com tantos outros reconhecem que clássico mesmo só tem quem joga contra o Corinthians....

grande abraço

Didi