terça-feira, dezembro 02, 2008

Jogos do Judiciário promovido pela ASSETJ começa nesta semana

por Sylvio Micelli / ASSETJ (*)

A sede da histórica vigésima edição dos Jogos Oficiais do Judiciário será em Lindóia, aprazível cidade que pertence ao conhecido Circuíto das Águas, no Interior de São Paulo. A disputa começa na próxima quinta-feira, dia 04 e se estende até o dia 08 consagrado como o Dia da Justiça.

Os Jogos Oficiais do Judiciário foram criados em 1988 pela Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Assetj). Tendo como principal meta trazer o congraçamento da família forense, os Jogos chegam, neste ano, à histórica marca de 20 anos, provando a credibilidade e a grandeza da disputa. Trata-se de único evento promovido e totalmente custeado por uma entidade do funcionalismo público no país. Pela sua importância, o Tribunal de Justiça paulista tornou-o oficial por meio da Portaria 2729/93.

Sobre os Jogos

Composto por duas fases distintas, os Jogos Oficiais do Judiciário tem por finalidade promover o incentivo às práticas desportivas e proporcionar a integração social da família forense, bem como de todo o funcionalismo publico paulista. É disputado nas categorias sênior, master e adulto, nas modalidades de Futsal, Basquetebol e Voleibol, masculino e feminino.

Fase Capital

Trata-se da fase preliminar classificatória para a Fase Estadual, disputado nos meses de Agosto, Setembro e Outubro, com a participação de cerca de 300 atletas divididos em cerca de 30 equipes, conforme dados do evento ocorrido ano passado.

Fase Estadual

É disputada entre os dias 04 a 08 de Dezembro, em homenagem ao Dia da Justiça e conta com a participação dos mais bem classificados na Fase Capital mais as equipes das cidades do Interior e do Litoral paulista, com a presença de cerca de 400 atletas e 200 familiares/dependentes, acomodados sempre em cidades com boa infra-estrutura (ginásios de esportes e rede hoteleira), contando com farta Agenda Esportiva e Social como bailes, passeios, confraternizações diversas e festa de encerramento.

Ambas as fases contam com Cerimônias de Abertura e Encerramento, além da distribuição de troféus e medalhas.

Sobre Lindóia

Conhecida como a "Capital Nacional da Água Mineral", a Estância Hidromineral de Lindóia conta com pouco mais de 6.000 habitantes. É uma pacata cidade do interior, onde a tranqüilidade e qualidade de vida estão presentes, por meio de boa infra-estrutura municipal nos setores de saneamento básico, educação, habitação, segurança e saúde. Está situada no coração do Circuito das Águas Paulista, a 164 Km de distância da Capital de São Paulo (via Rod. Fernão Dias), a 100 Km de Campinas e a 75 Km de Bragança Paulista. O município faz fronteira com os municípios de Águas de Lindóia, Itapira, Socorro e Serra Negra. O Rio do Peixe, com trechos de beleza e imponência, passa ao longo do município, contornando toda a região. O Clima é agradável, com temperaturas amenas e uma altitude média de 750 m, cercadas pela Serra da Mantiqueira, vegetação exuberante, compondo um cenário de extraordinária beleza natural. A natureza reserva também outras preciosidades no seu subsolo, onde são extraídos um volume significativo de água Mineral de excelente qualidade, representando produção de 40% do volume total consumido no Brasil. Fatos históricos documentam que a água mineral de Lindóia, já foi para a Lua, através de aquisição pela NASA. Outra curiosidade é a presença de fonte com água de coloração natural azulada, bem como as diversas propriedades terapêuticas benéficas das águas, proporcionando excelentes opções de passeio.

Dados Gerais sobre a Cidade

Localização: leste do Estado se São Paulo, divisa com o sul de Minas Gerais, entre os contrafortes da Serra da Mantiqueira.

Área total: 60,00 km²

Ponto mais alto de Lindóia: morro do mosquito - 1.000 metros.

Altitude média: 915m

Altitude mais baixa: 720 m.

Latitude: 22°31'23''

Longitude: 46°39'00''

Topografia: montanhosa, altitude de 700m e Pico do Vargeado, ponto culminante, com 1.400m.

Clima: tropical de altitude, temperatura média anual de 20°C.

Hidrografia: Rio do Peixe, Bacia do Mogi Guaçu.

População: 6.161 habitantes (Estimativa IBGE 2005).

Limites: N ( Itapira e Águas de Lindóia), S (Serra Negra e Socorro), L (Socorro e Águas de Lindóia), O (Itapira e Serra Negra).

Rodovias de acesso e quilometragem em relação á capital: Fernão Dias (164 km), Anhanguera (165km), Bandeirantes (200km).

Portaria nº 2729/93

Declara evento esportivo oficial do Poder Judiciário Paulista.

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Odyr Porto, no uso de suas atribuições,

Considerando a solicitação da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça - ASSETJ, que, desde sua fundação em 1983, vem promovendo, regular e anualmente, jogos esportivos para congraçamento e união dos servidores do Poder Judiciário;

Considerando que esses Jogos iniciaram-se nessa Capital e passaram a abranger todo o Estado, em face sucesso alcançado pelo interesse que despertou no seio da classe;

Considerando que as finais desses Jogos do Judiciário, por sua amplitude, dada a participação de grande número de servidores de várias Comarcas desenvolvem-se em vários dias por ocasião da comemoração do Dia da Justiça (8 de dezembro);
considerando caber à direção do Poder Judiciário prestigiar eventos de tal magnitude em prol de seus funcionários;

RESOLVE:

art. 1º - declarar evento esportivo oficial do Poder Judiciário Paulista os Jogos do Judiciário, promovidos, anualmente e no âmbito estadual, pela Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça - ASSETJ, cujas finais realizam-se por ocasião do Dia da Justiça (08/12);
art. 2º - em cada ano poderá ser autorizada a dispensa do ponto no período dos referidos jogos aos servidores participantes do referido evento, mediante comprovação da participação, em cinco dias, por atestado expedido pela ASSETJ;
art. 3º - esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

São Paulo, 1º de dezembro de 1993

ODYR PORTO
Presidente do Tribunal de Justiça

(*) com informações do Site da Prefeitura de Lindóia
http://www.lindoia.sp.gov.br

http://www.assetj.org.br/portal/?secao=lendonews&taskCat=4&taskNot=1458

Nenhum comentário: