sexta-feira, janeiro 30, 2009

Emoção marca a comemoração dos 25 anos da CCM Iamspe

A Comissão Consultiva Mista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (CCM Iamspe), Plenária de Entidades do Funcionalismo que milita em prol do Instituto, realizou nessa quinta (29) uma cerimônia em comemoração dos seus 25 anos de criação. O evento, que aconteceu no Anfiteatro Nemésio Bailão, localizado no Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira (HSPE-FMO), foi marcado pela emoção devido à série de homenagens feitas pela Comissão.

A cerimônia teve início com a apresentação do Coral do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Em seguida foi formada a mesa de coordenação dos trabalhos com a participação do secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo, que representou o governador José Serra; do deputado Marcos Martins, da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no ato representando a bancada do Partido dos Trabalhadores; do Superintendente do Iamspe, Latif Abrão Júnior; do presidente da CCM Iamspe, Sylvio Micelli e da 1ª Vice-presidente, Célia Regina Palma Martins.

O secretário Sidney Beraldo parabenizou o aniversário da Comissão e destacou atos recentes do governo como a destinação de R$ 100 milhões em recursos para o Instituto. O Superintendente do Iamspe também parabenizou a CCM e afirmou que conta com a Plenária para melhorar o Instituto.

O presidente da CCM, em seu discurso, destacou o sonho de servidores que fizeram a grandeza da Comissão, ao longo desses 25 anos.

Em seguida foram feitas uma série de homenagens a ex-superintendes e servidores que marcaram a história da CCM Iamspe.

O evento foi encerrado com a realização de um coquetel aos presentes.

CONFIRA O DISCURSO DO PRESIDENTE DA CCM IAMSPE, SYLVIO MICELLI

Hoje pretendo ser menos prolixo e mais conciso.

25 anos, 300 meses, mais de 9 mil dias em defesa da Saúde do funcionalismo. É isto que tem feito a Comissão Consultiva Mista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, desde a sua criação em 24 de janeiro de 1984.

Sua existência, dentro do contexto histórico, remonta àquele anseio de liberdade que se vivia 25 anos atrás. Senão, vejamos: de um lado, o governo do saudoso Franco Montoro, o primeiro eleito pelo voto direto depois de muitos anos, mas por outro, ainda vivíamos os últimos momentos de um regime de exceção, quando falar, exercer a liberdade de expressão, poder criticar, sugerir, contestar, empunhar um microfone era perigoso e corria-se o risco de severa punição. À mesma época da criação da CCM Iamspe, o Brasil ainda sonhava em votar para o cargo de presidente da República, mas viu seu desejo rechaçado por um Congresso Nacional que, ao negar-se a aprovar a Emenda Dante de Oliveira, mostrou-nos a necessidade de lutar ainda mais pelos nossos sonhos, desejos e necessidades.

E é isso que a CCM Iamspe tem feito por longos, árduos e trabalhosos 9 mil e tantos dias.

Não citarei nomes dos partícipes desta Comissão ao longo da história, pois quando o fazemos, sempre corremos o risco terrível de esquecer alguém que, sem dúvida foi importante nesta caminhada. Logo mais homenagearemos pessoas que fizeram e fazem parte deste trabalho em prol da saúde do funcionalismo. Sonhadores, sim, que trabalharam com afinco, dedicação e garra sempre em defesa de um ideal.

Pretendo aqui homenagear, porém, a pessoa mais importante dessa empreitada. Seu sexo não é definido. Mas sei que a maioria é feminina. Sua idade, também não é definida. Mas sei que muitos já passaram dos 50, 60 anos e que dedicaram muitos bons anos dessa vida ao Serviço Público do Estado de São Paulo. O nome dessa pessoa vocês já podem imaginar: é o usuário do Iamspe. Nossos amigos e colegas do funcionalismo, seus dependentes, agregados, enfim, nós mesmos.

O foco no usuário do Iamspe tem sido objeto de nossa luta, dedicação e de nossos sonhos ao longo destes 25 anos. É a nossa visão, o nosso princípio, o nosso valor e a nossa missão. Exatamente como se puséssemos num desses quadros que as organizações modernas enfeitam seus prédios. Mas não carregamos esses ideais em quadros. Tudo isso está dentro de nós e é a força motriz de cada dia, de cada novo desafio e obstáculo que temos a vencer.

Muito se caminhou nesses 25 anos. Muitas pedras foram transpostas. Colecionamos algumas batalhas perdidas e logramos êxito em tantas outras disputas. Mas o mais importante de tudo é que todos os membros desta Plenária, sem exceção, nunca se desviaram do foco, da meta, da missão e do sonho.

E muitos anos ainda virão. Temos muito por conquistar para o nosso Iamspe. Mais recursos, participar de sua gestão, propugnar, sugerir e contestar se for preciso, sempre em defesa da boa prestação do atendimento médico-ambulatorial aos nossos servidores, seus dependentes e agregados. Falar hoje, não é tão perigoso quanto 25 anos atrás.

E aqui encerro parabenizando a todos que sonharam, lutaram e fizeram com que a CCM pudesse escrever uma história de realizações nesses 25 anos e saúdo os que chegam a esta Comissão, com os mesmos ideais, o mesmo foco e, principalmente, os mesmos sonhos porque, como nos ensinou o grande escritor Marcel Proust, por sinal, filho de um médico, "Se sonhar um pouco é perigoso, a solução não é sonhar menos e sim sonhar mais."

Muito obrigado!



CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS HOMENAGEADOS

Ex-Superintendentes do Iamspe

Sergio Trevisan (*)
Mozart Tavares de Lima (in memorian)
Paulo Dias Novaes (in memorian)
José Carlos Ramos de Oliveira
Francisco José Novaes Paulino de Almeida
Nelson Ibãnez
Milton Flávio M. Lautenschlager
Celso Antonio Giglio
Latif Abrão Júnior (**)

(*) Criador da Comissão em 1984
(**) Atual Superintendente

Servidores homenageados por serviços prestados à Comissão

Juracy Pereira Loconte (in memorian)
Amélia Saldiva
Angela Maria Carvalho Nico
Isis Garcia Salvestro
Jandyra Therezinha Gonçalves
Maria da Guarda Rocha
Toyoco Shinzato
Elizabeth Yoda
Fernando Roberto Rodrigues
José Benedito Rossigalli
José Carlos Galbiatti Costa
Oswaldo Pio Soares

Ex-presidentes da CCM Iamspe

Décio Grisi (mar 1998/fev 2000)
Maria Walneide Ribeiro de Oliveira Romano (mar 2000/fev 2002)
Maria Antonia de Oliveira Vedovato (mar 2002/fev 2004)
Marcos Francisco Alves (mar 2004/fev 2007)

Informou CCM Iamspe

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigada a Todos que se dedicaram e continuam na sua brava luta!
Parabéns!
ESTRELA SELMA1

Anônimo disse...

Olá Sylvio!!!

Quero registrar aqui meus parabéns pelo evento. Com toda certeza foi a altura da competência desta diretoria, a qual tive o previlégio de constatar neste ano que venho participando e tentando dar minha contribuição.

Parabéns pelo belo discurso!!!

Espero que neste ano, possa continuar fazendo parte na militância por uma assistência médica de melhor qualidade aos nossos colegas servidores e sofredores devido o descaso dos nossos governantes.

Infelizmente não pude estar presente nesta comemoração, devido os compromissos na Educação mas, na próxima, pretendo marcar presença.

Abraços e bjs a vc e toda diretoria.

Cristina
APEOESP Jacareí