domingo, abril 26, 2009

CCM Iamspe faz "caravana" pelo Oeste do estado e luta para manter convênio com HR de Prudente

Na semana passada, por iniciativa da Comissão Regional de Presidente Prudente e das Comissões Municipais de Presidente Venceslau, Presidente Epitácio e Santo Anastácio, a Comissão Consultiva Mista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (CCM Iamspe) realizou uma série de audiências públicas, para discutir a prestação do atendimento médico-ambulatorial a servidores, dependentes e agregados prestado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual.

Aos eventos compareceram representantes de servidores, vereadores e funcionalismo em geral. Em todas as audiências destaque para a presença do deputado estadual Major Olímpio Gomes (PV) e do assessor Wilson Portela Rodrigues que representou o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). Sylvio Micelli, presidente da CCM Iamspe; Luiz da Silva Filho, um dos coordenadores da CCM no Interior e Elenice Tropico, assistente jurídica do Departamento de Convênios (Decam) também estiveram presentes a todos os encontros.

A "caravana"

AVARÉ


Tudo começou na quinta, dia 16, quando houve uma Audiência na Câmara Municipal de Avaré. Tratou-se, na verdade, da cerimônia de posse dos membros da Comissão Municipal da CCM Iamspe local, bem como da continuidade de discussão sobre os convênios na cidade, que pouco se alteraram após a audiência pública realizada no mês de fevereiro.

PRESIDENTE PRUDENTE


Na sexta (17) pela manhã, na Câmara Municipal, deu-se início à discussão dos problemas relativos ao término do contrato entre o Iamspe e o antigo Hospital Universitário (HU), atual Hospital Regional de Presidente Prudente. Como a instituição foi estadualizada haveria um impedimento da manutenção de todos os convênios, o que geraria sérios problemas de atendimento ao servidor da região. Nessa reunião, o responsável pelo HR, Frei Bento, esteve presente e já dava indícios de que o convênio poderia ser mantido por interferência da Secretaria de Estado da Saúde. Além da questão do HR, estudou-se a ampliação do convênio com a Santa Casa local e foram discutidos problemas pontuais de atendimento no Ceama.

SANTO ANASTÁCIO


À tarde, na Câmara Municipal, além dos problemas em relação ao Hospital Regional que afetam todas as cidades do entorno, a Audiência Pública de Santo Anastácio primou pelo ineditismo. Os usuários reclamaram da carência de profissionais médicos para a cidade. Alguns chegaram a afirmar que os médicos 'antigos' não permitiriam a entrada de novos profissionais e a cidade, praticamente, não tinha médicos para que pudessem ser conveniados pelo Iamspe. Os presentes também criticaram a administração da Santa Casa, cuja dívida é estimada em quase R$ 2 milhões. Há, também, por parte do usuário, uma desconfiança na qualidade do atendimento local. Por iniciativa dos deputados Major Olímpio e Mauro Bragato ficou consignada, por meio de verbas parlamentares, a destinação de R$ 100 mil de cada parlamentar, com o intuito de minimizar os problemas da Santa Casa de Anastácio.

PRESIDENTE VENCESLAU


À noite, a "caravana" chega a Venceslau com boas notícias. O presidente da CCM Iamspe, Sylvio Micelli recebera uma ligação do superintendente do Iamspe, Latif Abrão Júnior, que informou sobre a manutenção do convênio com o Hospital Regional de Presidente Prudente, por interferência do Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. O convênio deve ser mantido nos mesmos moldes que é feito hoje à toda região de Presidente Prudente. Para tanto, a CCM Iamspe aguarda a confirmação do Decam de ofício do HR de Prudente neste sentido. Sobre a audiência pública na Câmara Municipal, os problemas observados em Santo Anastácio são os mesmos de Presidente Venceslau. O Decam ficou de analisar, porém, o aumento do teto de atendimento da Santa Casa local, mediante ampliação de atendimento aos servidores.

PRESIDENTE EPITÁCIO


O fim da "caravana" ocorreu na manhã do sábado (18) na Câmara Municipal local. Além de repercutir o primeiro dia de trabalho, em Presidente Epitácio constatou-se que os problemas do déficit de médicos na região é o mesmo apontado em outras cidades. Além disso, a Santa Casa local possui sérios problemas que impedem a retomada de convênio com o Iamspe. Exceto por alguma alteração a médio prazo, o servidor de Epitácio terá que se dirigir a Venceslau ou Prudente para obter atendimento.

Avaliação

Para o presidente da CCM Iamspe, Sylvio Micelli, a realização de diversas reuniões foi bastante resolutiva porque potencializa o trabalho em defesa do bom atendimento à saúde do servidor. Para Micelli "se conseguirmos manter o convênio com o HR de Prudente terá sido uma importante vitória graças ao trabalho e à mobilização dos servidores".

O presidente da CCM Iamspe esclarece que a manutenção do convênio ainda depende de formalização por parte da mantenedora do Hospital Regional de Presidente Prudente. A mídia local deu bastante cobertura à inédita realização de audiências em sequência. Matérias em jornal, rádio e TV locais repercutiram o trabalho da Comissão e a possível manutenção do convênio com o HR de Presidente Prudente, além da ampliação do atendimento nas Santas Casas.

[+] Audiência Pública Estadual do dia 30

A Comissão Consultiva Mista do Iamspe convida a todos que participem de uma Audiência Pública estadual que ocorrerá no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na próxima quinta-feira, dia 30 de abril às 09 horas.

[+] Saiba Mais

A Comissão Consultiva Mista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual [CCM Iamspe] é uma plenária de Entidades, associativas e sindicais, representantes de servidores públicos do Estado de São Paulo.

Também é composta por Comissões Municipais e Regionais. Sua função é representar o usuário/servidor, na incessante busca da melhoria, ampliação e descentralização da prestação do atendimento médico-ambulatorial aos servidores, seus dependentes e agregados. Suas reuniões ordinárias acontecem, mensalmente, na última quinta-feira de cada mês, quando representantes de todo o estado trazem problemas, discutem propostas e deliberam por soluções que defendam a saúde do funcionalismo público paulista.

O Iamspe é nosso e, portanto, sua colaboração com idéias e propostas é de suma importância para nós.

Informou a CCM Iamspe

Nenhum comentário: