quinta-feira, maio 07, 2009

Cresce adesão à "Operação Padrão" promovida por servidores do Judiciário de São Paulo

Em Campinas e Ribeirão Preto, a Assetj coordenou a Operação. Cartórios chegaram a ser fechados.

por Sylvio Micelli / ASSETJ

Dando continuidade à Campanha Salarial 2009, os servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo realizaram nessa quarta, dia 06 de maio, nova "Operação Padrão" com a paralisação das atividades por um hora em repúdio ao não cumprimento da data-base e à não abertura de negociação. A partir dá próxima quarta, dia 13, a Operação Padrão deverá ser tomada por tempo indeterminado até que o TJ paulista se manifeste sobre a pauta reivindicatória da categoria.

Ao longo dessa quarta-feira aconteceram muitas reuniões de servidores e paralisações em todo o estado. Nas cidades de Campinas e Ribeirão Preto, duas das maiores comarcas do estado, os representantes da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Assetj), Carlos Colamego e Margarida Falcão coordenaram a Operação Padrão que contou com grande adesão de servidores em ambas as cidades. Cartórios chegaram a ser fechados. (Confira as fotos dessa e de outras cidades em nossa portal http://www.assetj.org.br).

O Tribunal de Justiça paulista permanece calado, desde a última reunião ocorrida há quase um mês. Nenhuma proposta foi oferecida e nem mesmo uma outra reunião chegou a ser marcada ou confirmada pela assessoria do TJ. Na última segunda, dia 04, representantes de entidades chegaram a se reunir com o juiz auxiliar da presidência, James Alberto Siano, sem que ainda houvesse alguma manifestação oficial do TJ sobre o assunto.

Segundo José Gozze, presidente da Assetj, a "Operação Padrão" é uma forma de pressionar o Poder Judiciário a tomar medidas efetivas em respeito ao cumprimento da data-base da categoria, vencida em 1º de março passado, bem como abrir negociações sobre os demais itens da pauta de reivindicações da categoria. Para ele, "não se trata de uma retaliação. É apenas um alerta e estamos orientando nossos servidores a proceder de forma padrão para que os advogados e a sociedade estejam cientes das nossas necessidades, da precariedade das condições de trabalho e do descaso que o TJ tem tratado a situação". O presidente da Assetj diz ser "inaceitável" ter ocorrido uma reunião no último dia 14 de abril, depois de tanto tempo, sem que houvesse por parte do maior Judiciário do país uma proposta de reposição salarial aos 55 mil servidores.

Sobre a possibilidade de greve na categoria, a exemplo das ocorridas em 2001 e 2004, Gozze foi enfático. "Isso só ocorrerá se o TJ cometer o mesmo equívoco de cinco anos atrás. Greve é ruim para todos, mas diante do descaso, pode ser a única alternativa que restará ao servidor. Uma coisa é certa: se houver greve é de total responsabilidade do Judiciário paulista". Além da "Operação-Padrão" (veja como proceder abaixo), a paralisação está prevista para ocorrer às 14 horas, mas o horário poderá ser ajustado a critério de cada comarca/prédio.

VOCÊ ESTÁ CONVOCADO! OPERAÇÃO PADRÃO


Campanha Salarial 2009

COMO PROCEDER???

- Não faça nada às pressas.

- Siga as normas e legislações existentes.

- Exerça apenas a sua função.

- Não trabalhe por dois ou três, em razão da falta de funcionários.

- Não faça horário extraordinário.

- No balcão atenda somente uma pessoa por vez.

- Peça ao advogado, estagiário ou parte que se identifique.

- Utilize apenas equipamentos do cartório para trabalhar. Não use equipamento próprio.


Informe aos advogados a razão da operação padrão, fale principalmente:

- das condições de trabalho;

- do plano de cargos e carreira que está há quase cinco anos na Assembléia Legislativa;

- da defasagem salarial frente a inflação que é de 14,69%;

- alerte que não é aumento, é reposição da inflação (art. 40 inc. X da C F);

- do calote oficial do Poder Judiciário pelo não pagamento das FAM'S, licença prêmio e férias não gozadas;

- do calote oficial do Poder Executivo pelo não pagamento dos Precatórios Alimentares;

- dos descontos indevidos da greve passada.

ESSA É UMA LUTA DE TODOS!
FAÇA SUA PARTE!
VAMOS À LUTA, SERVIDOR DO JUDICIÁRIO!

Nenhum comentário: