terça-feira, agosto 04, 2009

HSPE está preparado para a gripe "suína"


por Sylvio Micelli / CCM Iamspe

Com a pandemia da chamada gripe influenza A (H1N1) conhecida popularmente como suína, muitos servidores públicos andam preocupados com a possibilidade de contágio. No que tange ao Hospital do Servidor Público Estadual - Francisco Morato de Oliveira, a situação está sob controle, conforme informações da Assessoria de Imprensa do Iamspe.

O hospital está preparado caso a doença se propague entre seus usuários. O atendimento é feito separadamente e o pronto-socorro dá absoluta prioridade aos casos suspeitos. O HSPE disponibiliza, ainda, quartos com pressão zero, para que seja evitado o contágio no setor de Moléstias Infecciosas (MI).


A Assessoria informa, ainda, que o superintendente do Iamspe, Latif Abrão Júnior montou, na semana passada, um comitê para cuidar do assunto envolvendo os médicos, a direção do HSPE e o Decam, setor responsável pelos convênios em todo o estado. Sobre a gripe já há cartazes e banneres espalhados em todo o hospital e o material também foi enviado aos 18 Ceamas (centro de atendimento médico-ambulatorial) no Interior. Foram desenvolvidas 50 mil cartilhas com orientação para os funcionários e o material será distribuído nas diversas secretarias.

Até a presente data, as poucas suspeitas atendidas no HSPE não foram confirmadas. Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, fadiga, dores pelo corpo, tosse, coriza, dores de garganta e dificuldades respiratórias. Esse novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional.

O material desenvolvido pelo Iamspe sobre a gripe pode ser baixado no site do Instituto no http://www.iamspesaude.com.br/home/

Nenhum comentário: