segunda-feira, dezembro 22, 2008

Novas linhas de metrô na Zona Sul começam a ser construídas em 1997

Sylvio Miceli

Boas novas para os moradores da Zona Sul de São Paulo. O Governo do Estado já está conseguindo o empréstimo necessário para iniciar a construção da Linha 4 do metrô, que após concluída, ligará a Avenida Paulista à Vila Sônia com um trajeto de 9,5 km e 10 estações (Consolação, Incor, Brasil, Mourato Coelho, Faria Lima, Pinheiros - cruzando com a estação de trem da CPTM -, Butantã, Três Poderes, Caxingui e Morumbi).

Segundo a Assessoria de Imprensa da secretaria dos Transportes Metropolitanos, esta linha está orçada em 1,3 bilhão de reais, sendo que 2/3 desse valor vem por intermédio de empréstimos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Bando Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento - Banco Mundial (Bird), para a construção da obra bruta. Os R$ 500 milhões restantes serão destinados ao acabamento e à aquisição do material rodante e ficará a cargo da iniciativa privada através do sistema de concessão de exploração da linha por 15 anos. O edital de licitação sairá até o final deste ano. A construção deve ser iniciada em meados do ano que vem e tem prazo de aproximadamente 4 anos para a conclusão.

Outra extensão, cujos estudos encontram-se bem avançados, é a linha 5 que vai ligar os bairros de Capão Redondo até Santo Amaro e, depois, será prolongada até a estação Vila Mariana ou Santa Cruz da atual linha 1 (Norte-Sul). Serão seis estações (Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Groncchi, Centro Empresarial, Santo Amaro e Largo 13 de Maio). São 520 milhões de reais para a construção dessa linha. O governo está tentando junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o valor necessário para a construção da obra, que deve começar em 1998 com término previsto para 2001.

Texto originalmente escrito em 1996. Não foi alterado para publicação neste Blog

Nenhum comentário: