por Sylvio Micelli
Com o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigência desde ontem, e com o uso excessivo de expressões estrangeiras, principalmente vindas do Inglês, sempre retorna a discussão sobre a defesa do idioma pátrio. Particularmente entendo que se dá ao assunto mais importância que realmente tem.
Eu entendo que para muitos a simples anexação de termos importados incorre na perda da identidade nacional. Não podemos, porém, cair num xenofobismo extremado que, em nada, contribui. O atento parlamentar Aldo Rebelo, que chegou a ocupar a presidência da República, há anos encampa esta luta em defesa do idioma pátrio. Seu projeto, porém, é hermeticamente fechado e não deve prosperar.
Primeiro, qual a importância que realmente se dá à "última flor do lácio inculta e bela", descrita por Olavo Bilac? Acredito que antes de discutirmos o uso de termos internacionais, que tal zerarmos ou ao menos minimizarmos o analfabetismo, que é muito mais importante e fundamental para o crescimento do País?
A bela Língua Portuguesa, ao longo dos séculos, cresceu de forma robusta. Nasceu do antigo latim arcaico, passou pelo latim dito vulgar, chegou ao romance ocidental, que gerou o português, o francês e o castelhano. Recebeu influências indígenas e africanas, incorporou termos de origem árabe e, por fim, com o advento da imigração iniciada no séc. XIX, trouxe outros elementos ao nosso idioma.
Como defende muitos bons gramáticos, a língua é viva, algo em constante transformação. Além disso há vocábulos espalhados pelo mundo que não encontram sua fiel tradução em diversos idiomas. Como traduziremos, por exemplo, o termo saudade ou bossa, algo tão nosso e sem correlação com outros idiomas?
O estrangeirismo deve ser analisado sob a ótica de sua importância e contribuição à Língua Portuguesa. Creio que deve ser permitido o uso de expressões mundialmente consagradas. Não me sinto ferido ao ler e ouvir coisas como brainstorm, coffee-break ou delivery. Já sinto-me incomodado, porém, com coisas do tipo sale ou target.
A verdade é que se trata de questão de usos e costumes, apenas. O sentimento brasilianista vai muito além da sua fala, em que pese esta ser parte importante do sentimento. Só que, para quem passa fome debaixo das pontes aqui da Mooca, pouco importa se a comida é por entrega ou delivery. Eles só querem que ela venha.
Texto escrito para o concurso "Sexta-Feira Premiada" promovido pelo site Opinião & Notícia com base no texto Tendências e Debates - Palavra: um ser alado, maleável, nômade
O texto foi qualificado entre os três melhores da primeira semana do ano de 2009, 02/01/2009. Por votação de internautas o texto foi o vencedor obtendo 53% dos votos.
16 comentários:
Prezado Sylvio,
Parabéns! Você é um dos finalistas da Sexta-feira Premiada O&N!
Veja o seu comentário e os dos outros concorrentes no link:
Sexta-feira Premiada - Vote agora no melhor comentário! Participe!
Convide os seus amigos a participarem da votação!
Acompanhe a votação em nossa comunidade no Orkut:
EU LEIO O OPINIÃO E NOTÍCIA
Os votos só poderão ser efetuados até as 11h da manhã de segunda-feira.
Atenciosamente,
Equipe Opinião e Notícia
www.opiniaoenoticia.com.br
Olá, Sylvio Micelli.
Parabéns! O seu comentário foi o mais votado por nossos leitores do Orkut para o concurso Sexta-Feira Premiada do Opinião e Notícia. Como prêmio, você poderá escolher entre dois ingressos para o cinema, no valor de R$ 20,00 (vinte reais) cada um, ou um livro da editora Ediouro, dentre as opções abaixo:
"Aqui Tem!", de Fernando Meligeni e André Kfouri.
http://www.ediouro.com.br/aquitem/
"O Profissional Pit Bull", de Luis Paulo LUPPA.
http://www.thomasnelson.com.br/profissionalpitbull
"O Laço Duplo", de Chris Bohjalian.
http://www.olacoduplo.com.br/
Solicitamos, por favor, que responda a este e-mail, definindo sua
preferência.
E, lembre-se, não deixe de participar nas próximas semanas.
Para concorrer, basta comentar na matéria da editoria Tendências e
Debates, de zero hora às 17 horas de sexta-feira.
Aguardamos suas novas participações.
Atenciosamente,
Equipe Opinião e Notícia.
Parabéns, Sylvio. Aliás, parabéns principalmente pelo seu texto q é realmente excelente. E gostei do seu blog. Muito bacana. Abraços, Ceiça
PARABÉNS SILVIO. FELICIDADES. VOCÊ MERECE.UM BEIJO EM SEU CORAÇÃO. FIQUE NA PAZ.
Parabéns, Sylvio. Continue escrevendo, voando e, portanto, pensando muito em voz alta. Abraços,
Carlos Neder - Deputado Estadual - PT/SP
[Sylvio Micelli vence enquete do ON] Muito obrigado a todos!
Olá pessoal...
Participei do "Sexta-Feira Premiada" promovido pelo site Opinião & Notícia. Graças ao apoio dos amigos fui o mais bem votado com 53% dos votos.
Agradeço a todos pelo carinho e, mais uma vez, Feliz Ano Novo. Que esta seja a primeira de muitas conquistas em 2009!
Confira a matéria que deu origem ao debate:
Tendências e Debates - Palavra: um ser alado, maleável, nômade
http://www.opiniaoenoticia.com.br/interna.php?id=21040
O meu comentário "Na Ponta da Língua" está no link abaixo!
http://micelli.blogspot.com/2009/01/na-ponta-da-lngua.html
Abraços Sylvio Micelli
Parabéns pelo prêmio! Ainda bem que seu texto é genial e não dependeu do meu voto... Achei que pra votar era preciso participar da comunidade. Solicitei a participação e fiquei aguardando a aprovação do moderador. Aí, quando tava tudo certinho, lá vou eu e... Votação encerrada! Viu que beleza? Conte sempre comigo! kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!! Bom, mas o que importa é que seus textos estão cada vez melhores. Caramba, seu álbum de fotos tá show (inclusive no sentido literal), adorei! Beijoca!
Parabéns, querido!
Bjs
Eleni Gritzapis
CDI Comunicação Corporativa
(11) 3817-7926 / 8473-7998
Nada mais merecido!!!!!! Parabéns....
Rose Silva - Ouvidora do Iamspe
Sylvio,
Parabéns.
Como vc mesmo disse, que seja o primeiro de muitos prêmios que vc certamente receberá em 2009.
Manoel
se tiver rolado uma bufunfa não vou pagar o chopp....
Parabéns
bjs
Parabéns pelo momento criativo e inovador. Com votos de sucesso e muitos feedback.
Indicarei para os meus alunos.
Abs,
Profa. Meggy
Sylvio
Parabens. Não consegui votar acho que porque não sou "associado" mas torci por você.
Abraços,
Gozze
Não deu tempo de votar em seu comentário no Opinião e Notícia, mas fico feliz que tenha vencido. Eu estava viajando e fiqui desligado da internet por alguns dias, mas vamos participar ativamente com nosos comentários, assim podemos enriquecermos ainda mais de conhecimento que é o bem mais valorizado no mundo de hoje, afinal a variedade de comentários só enriquece nosso conhecimento sobre os temas apresentados retirados do noticiário atual. Valeu pela vitória.
Parabénszão Amigo Querido!!!
* Micelli* esteja certo que muitas premiações ainda te esperam. E
indubitavelmente, pelo caráter, ética, competência e amor pelo que exercita
rebera por méritos (pois já é um vencedor) os reconhecimentos de tantos
outros seguimentos deste mundão, porque te faz *merecedor*!
Bjão e Carinho
Beth
Postar um comentário